Torneio Cinquentenário de “Mistério Policiário”
Chegou ao fim o Torneio Cinquentenário de Mistério Policiário. Com este certame, foi feita a comemoração dos 50 anos do início da secção Mistério Policiário da revista Mundo de Aventuras, que teve início em 13 de março de 1975.
Falta ficar a saber a pontuação no último problema e a classificação final.
Local do Crime
Está a decorrer o Concurso de Produção de problemas policiários, a partir de 1 de novembro de 2025, Concurso de Enigmas Policiários (Produção) “Mãos à Escrita!”.
Os problemas enviados serão publicados no Torneio Solução À Vista 2026, a partir de janeiro, ou seja, está aberto o novo torneio a realizar no blogue Local do Crime
Este espaço vai ainda dando no notícia de tudo o que se realiza no âmbito do policiário em Portugal.
Repórter de Ocasião
O blogue reforça Os Primórdios da Problemística Policiária, desta vez republicando um conjunto de problemas de L. Figueiredo saídos originalmente no Notícias Ilustrado, em 1929 e republicados pelo Inspector ranha no Correio do Ribatejo.
Tropeções Policiários é uma nome de uma rubrica onde são lembrados alguns episódios do policiarismo português e dos seus intervenientes.
O Concurso dos Gostos, vai pulicar ao longo do ano 24 passatempos. Os nove primeiros já foram publicados, seguindo em primeiro lugar Arjacasa.
O caso (sério) da rua das Trinas é a novela das Edições Fora da Lei, de 2018, que o blogue esteve a publicar. Neste momento publica Mary Lou, Mary, Lou? Onde estás tu?
Clube de Detectives
Este espaço digital comemorou no dia 14 de dezembro o seu 25º aniversário. São 25 anos a fazer a divulgação do policiarismo em Portugal. Parabéns ao seu orientador por este espaço policiário.
Além das ligações aos blogues ativos, e da recordação de secções e problemas publicados noutros tempos, vai divulgando o acervo do Arquivo Histórico da Problemística Policiária Portuguesa, que acumula o resultado das pesquisas efetuadas pelo confrade Jartur.
Neste momento, entre secções do passado e do presente, incluindo as dedicadas ao charadismo, o Clube de Detectives apresenta referências aos seguintes espaços: A Página dos Enigmas, Repórter de Ocasião, Local do Crime, O Inspector Fidalgo, Charadas & Charadistas, Palavras Cruzadas Clássicas e Charadas, Policiário e Momento do Policiário. Também é feita alusão ao boletim XYZ Magazine.
Algumas, são referências do presente, e outras apenas fazem parte da nossa história policiária.
Foi publicada a classificação geral do Torneio Cinquentenário de Mistério Policiário, que, após a décima primeira prova, tem na frente a Detective Jeremias, isolada. A Detective Jeremias também lidera a classificação de As Melhores. Nas soluções Mais Originais a classificação é liderada por Mali, que já é a virtual vencedora.
Luís Pessoa continua a relembrar os convívios que ocorreram, principalmente, mas não só, desde os anos 70 do século passado, mostrando fotografias que recordam momentos e policiaristas.
Também tem publicado outro tipo de documentos, como cabeçalhos e páginas de secções que fizeram a história do policiário em Portugal.
Também publica cópias de textos e imagens que remetem para convívios e secções policiárias do passado.
Quando estas palavras são escritas, o post deste blogue em 30 de dezembro de 2025 é uma fotografia do almoço mensal da Tertúlia Policiária da Liberdade, no Museu do Teatro, realizado em 3 de junho de 2009.
Momento do Policiário
No blogue podem ler-se várias Rubricas: Momento de humor, Video Sherlock Holmes, Regresso ao passado M.A., Hora do Conto; Regresso ao Passado e Problema Curto,. São ainda publicados outros posts sobre questões de atualidade, curiosidades, problemas a concurso e elementos de técnica policial e criminalística.
Já foi publicada a solução do problema Estranha Pescaria.
Na classificação geral, os concorrentes mais pontuados foram Arjacasa, Inspetor Boavida e O Gráfico.
