sexta-feira, 31 de outubro de 2025

A Página dos Enigmas nº 165

 

Notícias 


Torneio Cinquentenário de “Mistério Policiário”

É amanhã publicado o 11º problema  do Torneio Cinquentenário de Mistério Policiário. Com este certame, é feita a comemoração dos 50 anos do início da secção Mistério Policiário da revista Mundo de Aventuras, que teve início em 13 de março de 1975.

Neste momento, Mali já é a vencedora da classificação da originalidade, embora falte a classificação de 3 problemas. 

Que todos participem neste torneio, que tem organização inédita, com os problemas a serem publicados em quatro blogues diferentes e a classificação geral a ser apurada no site Clube de Detetives.

Ainda está a tempo, até ao final do dia 31 de outubro, de responder ao problema nº 10, Na tasca do Zeterino, Não falte!!! Não deixe de enviar a sua solução!

O enunciado pode ser encontrado em qualquer dos espaços da internet dedicados ao policiário.



 O Inspector Fidalgo

Luís Pessoa continua a relembrar os convívios que ocorreram, principalmente, mas não só, desde os anos 70 do século passado, mostrando fotografias que recordam momentos e policiaristas.

Também tem publicado outro tipo de documentos, como cabeçalhos e páginas de secções que fizeram a história do policiário em Portugal.

Também publica cópias de textos e imagens que remetem para convívios e secções policiárias do passado.

Quando estas palavras são escritas, o último post deste blogue, em 30 de outubro de 2025 é uma fotografia do convívio policiário de Setúbal, realizado em 27 de julho de 2008.


Momento do Policiário

No blogue podem ler-se várias Rubricas: Hora do Conto; Clube do Livro Policial; Kit Colecionador Digital Mundo de Aventuras; Crónica Policial; Videos Policiais e Porque Hoje é Domingo. São ainda publicados outros posts sobre questões de atualidade, problemas a concurso e elementos de técnica policial e criminalística.

Até ao dia 14 de novembro deverão enviar a solução da prova nº 9, Bons vizinhos.

Na classificação geral, agora que se está mais próximo do fim, deste torneio seguem em primeiro lugar  Arjacasa, Inspetor Boavida e O Gráfico.


Local do Crime

Promovido por este blogue irá suceder o Concurso de Produção  de problemas policiários, Concurso de Enigmas Policiários (Produção) “Mãos à Escrita!”

Este  espaço vai ainda dando no notícia de tudo o que se realiza no âmbito do policiário em Portugal.


 

Repórter de Ocasião

É já às 24 horas de hoje que termina o prazo para envio da solução do problema nº 10 do Torneio do Cinquentenário de Mistério PoliciárioNa tasca do Zeferino, de Vic Key, que foi publicado por este blogue.

Tropeções Policiários é uma nome de uma rubrica onde são lembrados alguns episódios do policiarismo português e dos seus intervenientes.

Concurso dos Gostos, vai pulicar ao longo do ano 24 passatempos. Os quatro primeiros já foram publicados, seguindo em primeiro lugar a Detective Verdinha.

O caso (sério) da rua das Trinas  é a novela das Edições Fora da Lei, de 2018, que o blogue está a publicar.

 

Clube de Detectives

Continua a fazer a divulgação do policiário presente e passado. Além das ligações aos blogues ativos, e da recordação de secções e problemas publicados noutros tempos, vai divulgando o acervo  do Arquivo Histórico da Problemística Policiária Portuguesa, que acumula o resultado das pesquisas efetuadas pelo confrade Jartur.

Neste momento, entre secções do passado e do presente, incluindo as dedicadas ao charadismo, o Clube de Detectives apresenta referências aos seguintes espaços: A Página dos Enigmas, Repórter de Ocasião, Local do Crime, O Inspector Fidalgo, Charadas & Charadistas, Palavras Cruzadas Clássicas e Charadas, Sábado Policiário,  Policiário e  Momento do Policiário.  Também voltou a ser feita alusão ao boletim XYZ. Algumas, são referências do presente, e outras apenas fazem parte da nossa história policiária.

Já foi publicada a classificação geral do Torneio Cinquentenário de Mistério Policiário, que, após a nona prova, tem na frente a Detective Jeremias, com os mesmos pontos do Inspetor Aranha. A Detective Jeremias também lidera a classificação de As Melhores. Nas soluções Mais Originais a classificação é liderada por Mali. que segue isoladíssima e já é a virtual vencedora. Parabéns à Mali! 


 

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

A Página dos Enigmas nº 164

 


Lista das postagens previstas para o próximo mês de Novembro.


Dia 1 - Publicação do problema nº 11 do Torneio do Cinquentenário de Mistério PoliciárioO Gorro Vermelho, da autoria de Fotocópia.

Dia 4 - Mais um post dedicado à literatura policiária. Desta vez, um autor que nasceu nos Estados Unidos: Raymond Chandler.

Dia 5 -  Publicitação dos regulamentos dos torneios policiários que se realizarão em A Página dos Enigmas em 2026

Dia 7 - Publicação da solução e das classificações obtidas  no teste n.º 8 do Torneio Quem é?.

Dia 9 - Mais um post da rubrica Um torneio de outros tempos. Recorda-se um torneio já muito antigo, com quase 80 anos, realizado na revista Camarada.

Dia 10  - Ponto da situação referente as soluções recebidas do TCMP.

Dia 13 - Relembrando um policiarista: Inspector Aranha.

Dia 15  - Ponto da situação referente as soluções recebidas do TCMP.

Dia 17 - Mais uma edição de Humorismo Policiário. Uma anedota com o título: O verdadeiro leitor de romances policiais.

Dia 19  - Mais um Enigma Curto para resolução rápida: Confusão familiar.

Dia 20  - Ponto da situação referente as soluções recebidas do TCMP.

Dia 24  - Apresentação da solução do Enigma Curto.

Dia 25 - Fotografias dos diplomas a entregar aos classificados dos 6º, ao 10º, do Torneio Quem é?

Dia 27 - Hoje, há um post sobre Cobalt, mostrando a ligação entre a banda desenhada e o policial. 

Dia 29 - Publicação da listagem de posts prevista para o mês de novembro

Dia 30  - Noticiário sobre o que se passa nos restantes blogues dedicados ao policiário.



Nota: Esta listagem não impede o surgimento de outras postagens, se a atualidade se impuser.

segunda-feira, 27 de outubro de 2025

A Página dos Enigmas nº 163

 

Banda desenhada Policiária - Buck Ryan




Buck Ryan é um detetive particular britânico criado em 22 de março de 1937 pelo escritor Don Freeman e  pelo desenhador Jack Monk. A série terminou em 31 de julho de 1962, tendo sido publicados 79 episódios. 

Entre as personagens secundárias está a loira Twilight, que de adversária de Buck Ryan parece tornar-se uma apaixonada do detective

Buck Ryan combate todos os tipos de criminosos, não esquecendo que atravessou o período da II Guerra Mundial, quando a Inglaterra estava em guerra com a Alemanha, o que o levou a combater espiões deste país.

A série foi criada por necessidade. Os autores encontravam-se a desenhar uma história de Edgar Wallace, quando surgiram problemas de direitos de autor. Para continuarem a publicação de uma banda desenhada, criaram, então, a série Buck Ryan.

No início parece existir alguma confusão com o papel atribuído a Buck Ryan, chegando a dar ordens a polícias, mas rapidamente a sua atividade surge clarificada como sendo a de detetive privado.

A estreia em Portugal terá ocorrido na revista O Mosquito no final dos anos 40, tendo sido publicados vários episódios desta série em diferentes locais, um dos quais ficou incompleto, devido ao fim da revista O Mosquito.




sábado, 25 de outubro de 2025

A Página dos Enigmas nº 162

 



Imagem com as três taças que irão ser recebidas pelos 1º, 2º e 3º classificados do Torneio Quem é?

sexta-feira, 24 de outubro de 2025

A Página dos Enigmas nº 161



 ENIGMAS CURTOS


O Buraco

Solução

Se é um buraco, não tem terra, logo, não há volume para medir.


domingo, 19 de outubro de 2025

A Página dos Enigmas nº 160


 

ENIGMAS CURTOS


O buraco

Determine qual é o volume de terra dentro de um buraco cilíndrico, cavado no solo, com uma profundidade de 20 cm e um diâmetro idêntico?


sexta-feira, 17 de outubro de 2025

A Página dos Enigmas nº 159


 HUMORISMO POLICIÁRIO


Recorde de velocidade

Carla Costeira era a principal testemunha de um assalto com agressão e foi ao tribunal como testemunha.

Eis um extrato do interrogatório feito à testemunha pelo advogado.

- A senhora testemunha viu o réu quando este disparou os  tiros de pistola?

 - Vi sim, senhor juiz.

 - Consegue dizer a que distância, aproximada, se encontrava do agressor?

- Quando ele disparou o primeiro tiro estava a uns cinco passos. Não estava a mais.

- E quando ele disparou o segundo?

- Estava a um quilómetro, senhor juiz.


segunda-feira, 13 de outubro de 2025

A Página dos Enigmas nº 158

 

Policiaristas: Inspector Varatojo


Imagem retirada do blogue Inspector Fidalgo de 17 de maio de 2024. O Inspector Varatojo no Convívio de Torres Vedras em 1 de dezembro de 1996 


De todos os nomes ligados ao policiário em Portugal, este será aquele de quem é mais fácil obter informação na Internet. A tal facto, não será estranho que Artur Varatojo tenha durante vários anos tido programas na Rádio e na RTP, onde entrevistou, entre outros, Roger Moore, ator que interpretou o papel de James Bond (no cinema) e o de O Santo (numa série televisiva), e a escritora Agatha Christie, quando estes passaram em Portugal.

Com o nome de Artur Francisco Varatojo nasceu em 21 de agosto de 1926 e morreu em 28 de outubro de 2006.

Assinou os seus espaços com diferentes palavras: A. Varatojo. Artur Varatojo e Inspector Varatojo. Há ainda um outro pseudónimo que suspeito ser dele, mas a que me referirei mais à frente. Num espaço dedicado ao Western, usou ainda Bill Trinitá.

Desde cedo se dedicou à divulgação do policiário e à escrita de problemas, deixando de lado a decifração, pelo que apenas se encontra na produção uma única vitória, no 1º Concurso Mistério e Aventura, na revista Vida Mundial Ilustrada, no ano de 1945, com o extraordinário problema O Crime do Jogador


Imagem da revista Detective de 15 de maio de 1945


Não foi por não surgir frequentemente como vencedor dos torneios de produção que muitos dos seus problemas não marcaram a história do policiarismo em Portugal. Entre publicações originais e republicações podem encontram-se problemas da sua autoria em Vida Mundial Ilustrada, Diário Popular, Detective, Coleção Impressão Digital, ABC Policial, XYZ Magazine, O Crime, Camarada, Investigação, A Voz das Beiras, Magazine Diário Ilustrado e O Almeirinense. Falta saber se é o autor de muitos problemas publicados sem indicação do autor numa secção que orientava, Escola de Detectives, na revista Diabrete, e resta saber se era ele que orientava a secção Escola de Espionagem, no Mundo de Aventuras, sob o pseudónimo de Agente Secreto. O estilo da secção e o próprio título apontam para Artur Varatojo, no entanto não se encontra nenhuma confirmação do facto. Se for verdade, teremos mais um conjunto de problemas, aí publicados, usando a criptografia. Foi ainda um dos autores bastante publicado por M. Constantino em O Grande Livro da Problemística Policiária. Refira-se um dos seus problemas mais conhecidos, e muitas vezes republicado, como exemplo de bom problema e de uso do estilo Eliminatórias: Alguém guardara o velho revólver.

 


Artur Varatojo na revista O Detective  de 15 de maio de 1945

Bastante cedo na sua vida, começou a orientar secções e em 1946 orientou Selecção Policial na Colecção Impressão Digital.

No final de 1947 começou Escola de Detectives Diabrete, até 24 de abril de 1948. O Diabrete era uma revista infantil de banda desenhada e Artur Varatojo coordenou a secção durantes os primeiros tempos desta.

Como orientador, a sua intervenção é muito vasta. Há notícias de que terá, na década de 50 orientado uma secção, Seja Detective, na revista Cartaz. No ano de 1954, na revista Investigação, designadamente em fevereiro de 1994, Artur Varatojo surge com Ginásio Mental. Os jornais desportivos também foram marcados por Artur Varatojo. Neste ano de 1954 orientava no jornal Mundo Desportivo a secção Policias e … Ladrões.

Em 1958 no Diário Ilustrado é o responsável pela secção Gabinete do Inspector Varatojo.

Em 1961 volta às revistas de banda desenhada, orientando Clube do Mistério na revista Foguetão, entre 4 de maio e 27 de julho de 1961. Neste mesmo ano a secção ABC Policial é por si orientada no Século Ilustrado.


Página de Clube do Mistério


Em 19 de janeiro de 1963 começou a difundir o 5º Programa na então Emissora Nacional. Depois passou para o Rádio Clube Português, e, finalmente, para a Rádio Renascença, já no final da década seguinte. Nesse ano, surge como orientador da secção policiária Crime e Castigo no jornal O Fermento.

Em 1968 Artur Varatojo orienta mais uma Escola de Detectives. Desta vez, na revista Pisca–Pisca, um órgão não oficial da Mocidade Portuguesa. A secção duraria entre o número 1 da revista, em janeiro de 1968, e terminaria no seu número 17, em julho de 1969.


O Inspector Varatojo no Pisca-Pisca número 1


A secção da revista Pisca-Pisca


Em 1975, surge como responsável pela revista Crime e pela secção ABC  Criminal.

A técnica criminal foi o conteúdo da secção Aprendiz de Sherlock no Mundo de Aventuras Especial entre dezembro de 1975 e junho de 1977.

Cabeçalho da secção do Mundo de Aventuras Especial


Em 1977 orientou na revista Crónica Feminina a secção Sherlock de Saias.

Já na década de 90 retoma a orientação de secções, coordenando Policial/Mente na Revista de Investigação Criminal.

Página de Policial/Mente


Na televisão teve os programas ABC Policial e Selecção do Crime.

Além de ser autor de muitos problemas policiários também escreveu alguns contos, por vezes com a personagem Richard Evil, que também surge em alguns problemas. Célula Cinzenta, ABC Policial, Bolso Noite e XYZ Magazine e Mundo de Aventuras Especial foram algumas das publicações onde viu publicados alguns dos seus contos.

Mas além das múltiplas secções que orientou, e dos programas de televisão e de rádio que foram da sua responsabilidade, não se pode esquecer a sua obra ABC Policial, com inúmeras informações técnicas, problemas policiários, informações biográficas, contos, testes e informações várias de âmbito policial do qual foram publicados 6 volumes, entre 1954 e 1968.


Capa do ABC Policial número 1



Contracapa do ABC Policial número 6

Em 1985 na editora Civilização publicou os vários fascículos de Varatojo Conta-lhe.

Em 1991, com desenhos de José Ruy, publicou na Editorial Notícias ABC Criminal.

Também em 1991 na Porto Editora publicou Aprendiz de Sherlock.

A editora Elos publicou em 1991 Detectives Famosas – de Nancy Drew a Miss Marple.

No ano de 1999, Crime com Elas foi o livro editado pela Ésquilo.

Em 2003, editado pela Bertrand Editora saiu o livro Contos de Natal do Inspector.


Capa do livro Contos de Natal do Inspector


Já postumamente foi editado pela Âncora Editora o livro de Crónicas, Autópsia de um Crime.

Sem dúvida que se está perante um dos principais divulgadores do policiário em Portugal, talvez o mais relevante, pelo acesso que teve aos meios de comunicação social.

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

A Página dos Enigmas nº 157

 


Nos livros policiários, os animais podem surgir de diferentes formas. Neste caso  as referências a animais são feitas através do titulo da obra. 


 Prova nº 8                                                            Torneio Quem é?

Animais

Autor: Paulo


1- O autor é italiano, e quando o livro foi publicado em Portugal, em 1954, criou algum espanto, pois o mundo policiário já começava a estar habituado aos autores anglo-saxónicos da Coleção Vampiro. A ação decorre na Itália fascista dos anos 30 do século XX, notando-se alguma crítica do autor à atuação da polícia. No original, o titulo do livro é La gatta persiana.

a) Quem é o autor do livro?

b) Qual o título do livro em Português?

 

2 – Continuamos por Itália, só que agora falamos de um autor mais recente, que se inspirou na personagem de Pepe Carvalho para criar a sua, natural da Sicília. A primeira edição deste livro é de 1996 e traz um comissário da polícia, que na busca do autor de um crime chega a uma gruta onde repousam os cadáveres de dois amantes ainda abraçados.

Andrea Camilleri o autor deste romance nasceu em 1925, tendo falecido em 2019.

a) Quem é a personagem referida anteriormente criada por Andrea Camilleri?

b) Qual é o título do livro português referido no texto?

 

3- Criou uma personagem que foi publicada em Portugal em mais do que uma coleção. Em O Crime do Escaravelho existe o assassinato de um milionário que tinha junto de si um alfinete de gravata, no qual estava incrustada uma pedra preciosa que representava um escaravelho. A partir daqui foi fácil descobrir quem escreveu, mas…

a) Quem é o autor do Crime do Escaravelho? (Não se pretende o pseudónimo com que assinava os seus livros, mas o nome.)

b) Quem foi o detetive que descobriu o criminoso?


4- Esta escritora nasceu em Fort Worth, no Texas,  em 1921 tendo falecido na Europa, em Locarno, na Suiça em 1995. A sua principal personagem é Ripley, uma das personagens mais interessantes dentro da literatura policial. Este texto, que aqui é referido e que tem no título um animal, sofreu uma adaptação cinematográfica pelo francês Claude Chabrol em 1987.

a) Quem é a autora referida no texto?

b) Qual o título em português do filme e do livro?

 

5 – Foi publicado em Portugal na coleção Noites Brancas. O seu autor, jornalista, nasceu em 1961, tendo nacionalidade francesa. Este romance foi publicado em 1994. Teve adaptação para um telefilme com duas partes de 90 minutos.

Narra a aventura de Louis, um jovem ornitologista que segue desde a Europa até à África do Sul, passando pela Bulgária e pelos territórios ocupados por Israel, com o objetivo de desvendar o mistério no qual está envolvido. Mas não será aqui que se encontram as respostas que procura.

a) Quem é o autor referido?

b) Qual é o título em Português do livro referido no texto?


quinta-feira, 9 de outubro de 2025

A Página dos Enigmas nº 156

 


Esta prova, que decorreu na secção Enigma Policiário, foi designada Volta a Portugal em Problemas Policiais e, tal como no ciclismo teve o vencedor por pontos (camisola verde) que pontuava As Melhores. A Originalidade correspondia ao prémio da montanha, camisola azul. Havia também a camisola branca (Combinado) e uma classificação por equipas, previamente formadas.

Cada problema era classificado com um máximo de 20 pontos.

1ª etapa, Lisboa-Abrantes, Férias na Aldeia, de Big Ben, em outubro de 1976.

Elementos da solução.

Venenos: cianeto

Dedução a partir dos vários elementos colocados no texto.

 

2ª etapa, Abrantes- Coimbra, A logica entre a política e a geografia, de Jomape, em Outubro de 1976.

Elementos da solução.

Problema de eliminatórias

 

3ª etapa,  Coimbra-Porto, O pormenor, de Agente Matwmbo, em novembro de 1976.

Elementos da solução.

Solução baseada na trajetória do projétil.

 

4ª etapa, Porto-Guimarães,  Aquele Feliz insucesso…, de Marvel, em novembro de 1976.

Elementos da solução.

Características técnicas de um automóvel

 

5ª etapa,  Guimarães-Viseu, Os cinco e o livro, de Inspector Moisés, em  dezembro de 1976.

Elementos da solução.

Eliminatórias

Análise de pormenores que conduzem ao culpado.

 

6ª etapa, Viseu-Évora, Expedição fatídica, de Professor Pragas, em dezembro de 1976.

Elementos da solução.

Conhecimento de factos que só o assassino poderia saber.

Conhecimentos astronómicos.

 

7ª etapa, Évora-Lagos, A Morte do sargento Costa, de Delgas, em janeiro de 1977.

Elementos da solução.

Comportamentos inexplicáveis

Eliminação dos restantes suspeitos

 

8ª etapa,  Lagos-Setubal, Aconteceu na madrugada,  de Agente Kapa, em fevereiro de 1977.

Elementos da solução.

Análise dos vários pormenores, conducentes ao culpado.

Contradição entre as declarações e os factos.

 

9ª etapa, Setubal-Lisboa, Morte por envenenamento,  de Investigador Bazooka, em março de 1977.

Elementos da solução.

Contradições entre as declarações e os factos.

Análise de pormenores que inferem a  conclusão.

 

10ª etapa, Lisboa-Santarém, Morte no quarto guardado, de Lumago Ampe, em abril de 1977.

Elementos da solução.

Análise de muitos pormenores que juntos justificam a solução.

 

Classificação Geral (camisola amarela)

1º Ubro Hmet – 200 pontos

2º Detective Invisível – 199 pontos

3º Zé – 198 pontos

4º Big-Ben - 196 pontos

5º Delgas – 196 pontos

6º Investigador F.M. – 196 pontos

Total de 184 concorrentes

 

Regularidade- As Melhores (camisola verde)

1º Zé – 19 pontos

2º Viróbico – 17 pontos

3º Inspector Moisés – 15 pontos

Pontuaram 28 concorrentes

 

Prémio da Montanha- “ As mais Originais” (camisola azul)

1º Viróbico – 33 pontos

2º Zé – 31 pontos

3º Inspector Moisés – 8 pontos

Pontuaram 21 concorrentes

 

Combinado

1º – 

2º – Viróbico

3º – Inspector Moisés

 

Classificação por equipas

(Em cada etapa, pontuavam os 3 melhores classificados da equipa nessa problema)

1º lugar, Lisboa C (Lumago Ampe, Detective Invisível, Mabuse, Homem Aranha e Ubro Hmet) – 593 pontos

2º lugar, Célula Cinzenta (Sete de Espadas, Inspector Zacarias, Delgas, Zé Chery e Carlos Duarte) – 586 pontos

3º lugar, Porto Charadista (Viróbico, M. Lima, Marouvaz, Sr. Regedor, Inspector Çuissas) – 583 pontos

4º lugar, Tertúlia Policiária de Almada (Baal, Detective Misterioso, Hercule Poirot, O Gráfico, Satanás, , Zaratustra) – 570 pontos

5º lugar,  Os Kokabichinhos – Coimbra SA:   (Inspector Moisés, Paula, Milau, Leiria Dias, Lana)

Participaram 23 equipas.

 

Produção

1º Lumago Ampe

2º Inspector Moisés

3º Big-Ben

4º Marvel

5º Delgas

6º Jomape

7º Agente Kapa

8º Professor Pragas

9º Investigador Bazooka

10º Agente Matwmbo

 


terça-feira, 7 de outubro de 2025

A Página dos Enigmas nº 155


 

É hoje publicada a solução da prova nº 7 do Torneio Quem é?. Devido a um erro na atribuição da patente do polícia referido na questão 2b), esta foi anulada, tendo esta prova apenas 9 pontos.

Eis as soluções.

Prova nº 7

Polícias

1 – a) Henri Castang

      b) Checoslováquia.

 a) Lillian O’Donnell

      b) Anulada

3 – a) Roderick ”Rory” Alleyn

      b) Agatha Troy

4 – a) Adam Dalgliesh

      b) P. D. James.

5 – a) Charlie Chan

      b) Kashimo

Segue-se a pontuação atribuída aos que concorreram a este teste.


9 pontos

Bernie Leceiro, Detective Jeremias, Detective Verdinha, Faria, Inspector27797, Inspetor Moscardo, Jesse James, Joel Trigueiro, Mandrake Mágico, Molécula, Pedro Monteiro, Rodriguda. (12 concorrentes.)


8 pontos

Arjacasa, Mali, O Pegadas, Pintinha, Vic Key. (5 concorrentes.)


7 pontos

Clovis, Columbo, Inspector Ricky, Mac Jr., Rainha Katya. (5 concorrentes.)


6 pontos

Ana Marques, Detective Silva. (2 concorrentes.)


4 pontos

Inspetor Boavida. (1 concorrente.)


Para finalizar os elementos referentes ao teste nº 7, segue-se a Classificação Geral.


Com 67 pontos

1º Rodriguda

2ª Detective Jeremias

3º Mandrake Mágico

4º  Inspector Moscardo


Com 66 pontos

Arjacasa

6º Bernie Leceiro


Com 65 pontos

7ª Detective Verdinha

 O Pegadas


Com 64 pontos

9º Vic Key

10ª Mali


Com 63 pontos

11º Mac Jr.


Com 62 pontos

12º Clóvis


Com 58 pontos

13º  Inspetor Boavida


Com 53 pontos

14º Columbo


Com 47 pontos

15º Inspector Ryckyi


Com 45 pontos

16º Abrótea


Com 44 pontos

17ª Pintinha


Com 37 pontos

18ª Rainha Katya


Com 36 pontos

19ª Ana Marques


Com 35 pontos

20º Virmancaroli

21ª Edomar


Com 30 pontos

22ª Detectivesca


Com 29 pontos

23ª Carluxa


Com 27 pontos

24º Inspector 27797


Com 25 pontos

25º Pedro Monteiro


Com 24 pontos

26ª Detective Silva


Com 19 pontos

27ª Sandra Ribeiro

28º Joel Trigueiro

29º Faria

30º Molécula


Com 16 pontos

31ª Inspectora Sardinha

32ª Margareth


Com 15 pontos

33º Zé Alguém


Com 14 pontos

34ª Detective Suricata

35º Inspector Cláudio



Com 9 pontos

36º Inspector do Reino

37º Jorrod

38ª Sofia Ribeiro

39º Jesse James


Com 6 pontos

40º Carlos Caria

41ª Fátima Pereira

42ª ZaB

43ª CA7

44ª CN13


Com 5 pontos

45º Marino


Termina-se com o convite à participação na prova nº 8, e penúltima, que será publicada dia 10 de outubro, subordinada ao tema Animais, que, com os atuais meios de pesquisa, se torna bastante fácil.

Em janeiro regressarão os problemas policiários, com um torneio que nos levará ao longo de 2026. Em dezembro será publicado o regulamento.


domingo, 5 de outubro de 2025

A Página dos Enigmas nº 154

 


Hoje é comemorada a Implantação da República em Portugal. Foi no dia 5 de outubro de 1910. 

O policiário não ficou de fora desta data, que serviu de chave a um problema policiário. O Faqueiro da Viscondessa é da autoria da dupla Búfalos Associados e pode ser lido em

http://clubededetectives.pt/p_bufalosassociados_20170507s.html

Vale a pena ler, ou reler, esta feliz associação.


sábado, 4 de outubro de 2025

A Página dos Enigmas nº153

 

Autora- Agatha Christie

Agatha Christie nasceu em 1890 e faleceu em 1976. 

Ficou conhecida por A Rainha do Crime. 

Publicou o seu primeiro livro policial em 1920, O misterioso caso de Styles (The Mysterious Affair at Styles).

O leque de personagens que criou é variado, e como investigadores de crimes surgem, entre outros,  Hercule Poirot, Tommy e Tuppence, Miss Jane Marple, Ariadne Oliver, Harlequim e Parker Pine.

Sem dúvida que a sua personagem mais conhecida é Hercule Poirot, mas Jane Marple também tem enorme popularidade.



Os seus personagens têm todas características bem distintas. Veja-se a cabeça e o bigode de Poirot, que o identificam, em qualquer livro. Cada personagem tem o seu método próprio para resolver o crime. Leiam-se as obras onde surge Jane Marple e onde aparece Poirot, e notar-se-á logo que os processos de um são muito diferentes dos utilizados por outro. 

Além dos textos escritos para estas personagens, Agatha Christie tem muitos outros romances que não pertencem a qualquer uma destas séries.

É também autora de várias peças teatrais de cariz policial, a mais famosa das quais, A ratoeira, (The mousetrap), que esteve em cena desde 1952, até 16 de março de 1920, quando a epidemia de Covid-19 obrigou à sua interrupção. Em 17 de maio de 2021 recomeçou a representação.

Devido à sua prática como enfermeira, adquiriu um vasto conhecimento sobre venenos, sendo uma das autoras que mais usa o veneno como arma do crime.

Não se pode esquecer a sua vinda a Portugal, na década de 60 do século passado, tendo sido entrevistada para a RTP por Artur Varatojo.