domingo, 30 de novembro de 2025

A Página dos Enigmas nº 181

Notícias 

Torneio Cinquentenário de “Mistério Policiário”

É amanhã publicado o 12º problema  do Torneio Cinquentenário de Mistério Policiário. Com este certame, é feita a comemoração dos 50 anos do início da secção Mistério Policiário da revista Mundo de Aventuras, que teve início em 13 de março de 1975.

Neste momento, Mali já é a vencedora da classificação da originalidade, embora falte a classificação de 2 problemas. 

Que todos participem neste torneio, que tem organização inédita, com os problemas a serem publicados em quatro blogues diferentes e a classificação geral a ser apurada no site Clube de Detetives.

Ainda está a tempo, até ao final do dia 30 de novembro, de responder ao problema nº 11, O gorro vermelho, Não falte!!! Não deixe de enviar a sua solução!

O enunciado pode ser encontrado em qualquer dos espaços da internet dedicados ao policiário.


Repórter de Ocasião

O blogue reforça Os Primórdios da Problemística Policiária, desta vez republicando um conjunto de problemas de L. Figueiredo saidos originalmente no Notícias Ilustrado, em 1929 e repubicados pelo Inspector ranha no Correio do Ribatejo. 

Tropeções Policiários é uma nome de uma rubrica onde são lembrados alguns episódios do policiarismo português e dos seus intervenientes.

Concurso dos Gostos, vai pulicar ao longo do ano 24 passatempos. Os oito primeiros já foram publicados, seguindo em primeiro lugar a Arjacasa.

O caso (sério) da rua das Trinas  é a novela das Edições Fora da Lei, de 2018, que o blogue está a publicar.


Clube de Detectives

Continua a fazer a divulgação do policiário presente e passado. Além das ligações aos blogues ativos, e da recordação de secções e problemas publicados noutros tempos, vai divulgando o acervo  do Arquivo Histórico da Problemística Policiária Portuguesa, que acumula o resultado das pesquisas efetuadas pelo confrade Jartur.

Neste momento, entre secções do passado e do presente, incluindo as dedicadas ao charadismo, o Clube de Detectives apresenta referências aos seguintes espaços: A Página dos Enigmas, Repórter de Ocasião, Local do Crime, O Inspector Fidalgo, Charadas & Charadistas, Palavras Cruzadas Clássicas e Charadas, Sábado Policiário,  Policiário e  Momento do Policiário.  Também voltou a ser feita alusão ao boletim XYZ. Algumas, são referências do presente, e outras apenas fazem parte da nossa história policiária.

Já foi publicada a classificação geral do Torneio Cinquentenário de Mistério Policiário, que, após a déecima prova, tem na frente a Detective Jeremias, com os mesmos pontos do Inspetor Aranha. A Detective Jeremias também lidera a classificação de As Melhores. Nas soluções Mais Originais a classificação é liderada por Mali. que  e já é a virtual vencedora. 

 
O Inspector Fidalgo

Luís Pessoa continua a relembrar os convívios que ocorreram, principalmente, mas não só, desde os anos 70 do século passado, mostrando fotografias que recordam momentos e policiaristas.

Também tem publicado outro tipo de documentos, como cabeçalhos e páginas de secções que fizeram a história do policiário em Portugal.

Também publica cópias de textos e imagens que remetem para convívios e secções policiárias do passado.

Quando estas palavras são escritas, o último post deste blogue, em 29 de novembro de 2025 é uma fotografia do almoço mensal da Tertúlia Policiária da Liberdade, realizado em 3 de janeiro de 2013.


Momento do Policiário

No blogue podem ler-se várias Rubricas: Hora do Conto; Clube do Livro Policial; Kit Colecionador Digital Mundo de Aventuras; Crónica Policial; Videos Policiais e Porque Hoje é Domingo. São ainda publicados outros posts sobre questões de atualidade, problemas a concurso e elementos de técnica policial e criminalística.

Até ao final do dia 14 de dezembro deverão enviar a solução da prova nº 9, Estranha Pescaria.

Na classificação geral, agora que se está mais próximo do fim, deste torneio continuam em primeiro lugar  Arjacasa, Inspetor Boavida e O Gráfico.


Local do Crime

Promovido por este blogue irá suceder o Concurso de Produção  de problemas policiários, a partir de 1 de novembro de 2025,  Concurso de Enigmas Policiários (Produção) “Mãos à Escrita!”.

Os problemas enviados serão publicados no Torneio Solução à vista 2026, a partir de janeiro.

Este  espaço vai ainda dando no notícia de tudo o que se realiza no âmbito do policiário em Portugal.


 


 

sábado, 29 de novembro de 2025

A Página dos Enigmas nº 180

 




Lista das postagens previstas para o próximo mês de Dezembro.


Dia 2 - Início de uma nova série de postagens.  Aqui, neste dia do mês, serão republicados contos. já divulgados anteriormente. 

Dia 3 - Republicação do problema nº 12 do Torneio do Cinquentenário de Mistério PoliciárioO roubo dos diamantes, da autoria de Inspector Pevides, publicado originalmente no blogue Momento do Policiário.

Dia 4 - Mais um post dedicado à literatura policiária. Nesta publicação é relembrada uma obra escrita por um autor nascido em Portugal, José Rodrigues Miguéis

Dia 6 -  Publicitação da solução e dos critérios classificativos de O Gorro Vermelho.

Dia 7 - Publicação das pontuações obtidas pelos concorrente que enviaram a solução de O Gorro Vermelho.

Dia 9 - Mais um post da rubrica Um torneio de outros tempos. Recorda-se um torneio publicado na revista Passatempo, o I Grande Torneio de Divulgação.

Dia 10  - Publicação da prova nº 9, e última, do Torneio Quem é?

Dia 13 - Relembrando um policiarista: M. Constantino.

Dia 17 - Mais uma edição de Humorismo Policiário. Uma anedota com o título: O roubo.

Dia 19  - Mais um Enigma Curto para resolução rápida: A idade de Diofanto.

Dia 22  - Publicação sobre a adaptação cinematográfica de um livro de Nicholas Blake.

Dia 24  - Apresentação da solução do Enigma Curto.

Dia 25 - Republicação dos regulamentos do Torneio de Fórmula 1 Policiária e Torneio Paralelo de Homenagem à Geração de 70, que terá início no dia 10 de janeiro.

Dia 27 - Hoje, há um post sobre Filipe Seems, mostrando a ligação entre a banda desenhada e o policial. 

Dia 31 - Publicação da listagem de posts prevista para o mês de janeiro.




Nota: Esta listagem não impede o surgimento de outras postagens, se a atualidade se impuser.

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

A Página dos Enigmas nº 179

 

Banda Desenhada  Policiária - Cobalt

Cobalt é um detetive particular, que, com a sua ajudante Paprika, procura pessoas desaparecidas. Como é obvio esse pequeno fator leva-o a múltiplas aventuras pois um desaparecimento pode ser provocado ou por vontade própria, o que, em qualquer das situações, é mau para quem procura.

A série é desenhada por Walter Fahrer, com argumento de Michel Greg. Surgiu na revista Tintin em 11 de março de 1971, com uma história curta, terminando com uma história longa em 5 de agosto de 1975.

Em Portugal a série foi publicada na revista Tintin Especial Anual de 1974, pela primeira vez, e na revista Tintin, em 1974 e 1975.


segunda-feira, 24 de novembro de 2025

sábado, 22 de novembro de 2025

A Página dos Enigmas nº 177

 Do texto para os ecrãs

A dama do lago


Foi em 1943 que Raymond Chandler publicou The Lady in the lake. Em Portugal foi traduzido como A dama do lago.

Em 1947 Robert Montgomery dirigiu uma adaptação cinematográfica deste livro, com o próprio Robert Montgomery a interpretar o papel do detetive Philip Marlowe.

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

A página dos Enigmas nº 176


Completam-se hoje dois terços do prazo para envio da solução do problema número 11 do Torneio Cinquentenário de Mistério Policiário.

Já chegaram as respostas dos seguintes concorrentes.

Ana Marques, Bernie Leceiro, CA7, Carlos Caria, Carluxa, Clóvis, CN13, Columbo, Detective Silva, Detective Suricata, Didão, Dona Sopas, Fátima Pereira, Haka Crimes, Inspector 27797, Inspectora Sardinha, Inspector Cláudio, Inspector Mokada, Inspector Mucaba, Inspector Rickyi, Jesse James, Joel Trigueiro, Jorrod, Mancha Negra, Mandrake Mágico, Margareth, Marino, Mula Velha, Os Super Heróis do Policiário, Pedro Monteiro, Rainha Katya, Sandra Ribeiro, Sofia Ribeiro, Visconde das Devesas, ZAB, Zé Alguém.

Está, para quem ainda não o fez, na altura de elaborar a resposta.

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

A Página dos enigmas nº 175

 

ENIGMAS CURTOS


Confusão familiar

Não tenho nenhum irmão nem filhos, mas o neto do meu pai é filho do pai do José.

O José é-me alguma coisa? Qual é o grau de parentesco entre nós os dois?


segunda-feira, 17 de novembro de 2025

a Página dos Enigmas º 174

 

HUMORISMO



POLICIÁRIO


Esta imagem foi retirada do Ross Pynn Mistério Magazine nº 1.

O verdadeiro leitor de romances policiais



sábado, 15 de novembro de 2025

A Página dos Enigmas nº 173

 



Marca-se hoje metade do prazo disponível para o envio das soluções de O gorro vermelho.

Já foram recebidas as respostas dos seguintes concorrentes.

Bernie Leceiro, CA7, Carlos Caria, Carluxa, Clóvis, CN13, Columbo, Detective Silva, Detective Suricata, Didão, Dona Sopas, Fátima Pereira, Haka Crimes, Inspector 27797, Inspectora Sardinha, Inspector Cláudio, Inspector Mucaba, Jesse James, Jorrod, Mandrake Mágico, Os Super Heróis do Policiário, Pedro Monteiro, Rainha Katya, Sofia Ribeiro, ZAB, Zé Alguém.

Vinte e seis concorrentes. 

Ainda faltam duas semanas pelo que ainda há tempo para que quem não enviou a solução o possa fazer. Fotocópia escreveu aqui o seu primeiro problema, mas não podemos esquecer que é um policiarista já com alguns anos de atividade. 

quinta-feira, 13 de novembro de 2025

A Página dos Enigmas nº 172

 

Policiaristas: Inspector Aranha


Imagem extraída do blogue Repórter de Ocasião de 9 de fevereiro de 2024

Policiarista de nome Domingos Jesus Cabral da Silva nascido em 6 de fevereiro de 1942.

Tinha 15 anos, feitos recentemente, quando enviou a resposta pela primeira vez de um problema Policiário. Foi na secção O Gosto do Mistério, que Jartur começara a orientar na revista Flama em 22 de março de 1957, que respondeu ao problema O Táxi Misterioso. Já acompanhava há algum tempo a modalidade, mas nunca concorrera. Esta foi a sua primeira intervenção.

Nasceu aí, nesse problema o Inspector Aranha, nome que veio do facto de ter entrado no Café Aranhiço.


Imagem extraída do blogue O Inspector Fidalgo de 24 de junho de 2024. O Inspector Aranha em junho de 1960


Foi concorrendo aos problemas que iam surgindo, e em 1961 passou a orientador da secção Enigma Policiário no Jornal do Ribatejo, substituindo Big Ben. Pouco tempo depois, também passou a orientar a secção Fora da Lei, no jornal regional Voz Portalegrense.

A sua mobilização para a guerra, em Angola, levou, pouco tempo depois ao fim da sua prestação como orientador..


Fotografia extraída do blogue O Inspector Fidalgo. O Inspector Aranha no Convívio da Marinha Grande em  27 de dezembro de 1975, assinalando o seu regresso ao policiário


O Inspector Aranha desapareceu do mapa policiário, e só em 1976 viria a ressuscitar com a orientação de Enigma Policiário na revista Passatempo, entre abril de 1976 e junho de 1982. Nos últimos anos de existência a secção foi também orientada por Zé, em regime de orientação dupla.


Página extraída do blogue Repórter de Ocasião de 24 de dezembro de 2024


Em 1981, é um dos participantes no projeto de publicação Selecções Mistério. Depois, hibernou novamente, até surgir em 2001 na secção Policiário do jornal Público, adotando um outro pseudónimo, Zé dos Anzóis, que manteria até 2010, quando recuperou o pseudónimo primitivo de Inspector Aranha.


Fotografia publicada no blogue O Inspector Fidalgo em 11 de julho de 2024. O Inspector Aranha no convívio de Santarém em 26 de setembro de 1981


Entretanto, já usara o pseudónimo Etecetera e viria a concorrer com o pseudónimo de Duarte Cordeiro no blogue Repórter de Ocasião ao 2º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária.

Refira-se o seu trabalho de orientação de secções: Correio Policial, de 7 de novembro de 2011 a 29 de abril de 2022, no Correio do Ribatejo, e Mundo dos Passatempos, entre 1 de Março de 2006 e 15 de janeiro de 2010, no jornal O Almeirinense. Esta última secção foi coordenada pelo trio Zé dos Anzóis (Inspector Aranha), Zé-Viseu e Zé da Vila (M. Constantino). Este trio ainda fez uma incursão no Brasil, que não teve sucesso, com uma secção num site brasileiro.

Como solucionista foram muitos os prémios que venceu. Além de muitas melhores soluções em diferentes problemas e soluções mais originais, foi o vencedor do Torneio de Homenagem a Marvel da secção Enigma Policiário no Jornal do Ribatejo

Imagem retirada do blogue O Inspector Fidalgo de 5 de junho de 2024. O Inspector Aranha num convívio no Porto em 12 de novembro de 1961


Foi Campeão Nacional de Decifração em 2003 e  2008,  vencedor do Torneio Sete de Espadas, organizado pelo Blogue Clube de Detectives em 2007,  vencedor da Taça de Portugal, organizada pela secção Policiario do Público, em 2008, ano em que ficou em 1º lugar do Ranking tendo ainda sido o Policiarista do Ano. Em 2010 foi o vencedor de As Melhores no jornal Público. Já em 2021, foi o vencedor do Torneio Sete de Espadas, organizado no ano do  nascimento do "Sete", na secção Policiário da revista Sábado.

Em 2023 venceu a classificação Combinado, no 2º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária, do Blogue Repórter de Ocasiao.

 Imagem retirada do blogue O Inspector Fidalgo. O Inspector Aranha em 27 de novembro de 1994


Deve salientar-se ainda o trabalho de divulgação do policiário, nas secções que orientou, nomeadamente uns contos-problema do Repórter X, publicados a partir de 1 de fevereiro de 1927 no jornal Primeiro de Janeiro, republicados no Correio Policial. Foi um trabalho de pesquisa importantíssimo, pois permitiu fazer recuar o início da Problemística Policiária em Portugal. 


Uma página de Correio Policial vinda público na edição do Correio do Ribatejo de 24 de janeiro de 2021


O Inspetor Aranha foi um dos fundadores de uma tertúlia nascida no Ribatejo, Tertúlia Policiária Ribatejana, que esteve na origem de uma secção policial surgida no Correio do Ribatejo e organizadora de alguns convívios, reuniões de confraternização em que o Inspector Aranha, ao longo do tempo, não deixou de marcar presença.

Conhecedor da literatura policiária publicou duas antologias. Antologia de Contos Policiais em 2015,e Dúzia de Ouro em 2018.

Imagem extraída do blogue Repórter de Ocasião de 9 de fevereiro de 2024 com o Inspector Aranha a  receber os prémios que obteve no II Torneio Policiário do referido blogue


segunda-feira, 10 de novembro de 2025

A Página dos Enigmas nº 171

 



Até este momento chegaram as seguintes soluções:

Bernie Leceiro, Carlos Caria, Columbo, Detective Silva, Didão, Inspector 27797, Jesse James, Mandrake Mágico, Os Super Heróis do Policiário, Rainha Katya, ZAB, Zé Alguém.

São 12 soluções recebidas. Muito bom, para os primeiros 10 dias.

Refira-se a primeira solução recebida. Foi remetida pelo policiarista Columbo.

Também se realça o surgimento de um (ou mais do que um) concorrente com o pseudónimo Os Meus Heróis Policiários.

domingo, 9 de novembro de 2025

A Página dos Enigmas nº 170

 



Este torneio designou-se I Grande Torneio Policial e teve lugar na secção Mistério e Aventura da revista Camarada.


Problema nº 1 – Crime no parque, de Inspector Moisés, em 15 de outubro de 1948.

Elementos da solução.

Contradição entre as declarações e os factos.

 

Menções honrosas

C.A.C.D., Constantino, Detective Mãos no Ar, Dionisio, Garra Vermelha, Inspector Allikate, Miss Aventura, Miss Jenny, Pedro Silvestre, Pepe Carter, Repórter Glauco, Rial Verro, Veiga Detective, Wen-To.

81 concorrentes

 

Problema nº 2 – Mataram Mr. Simpson, de Inspector Rosa, em 1 de novembro de 1948. Este problema foi considerado um plágio.

Elementos da solução.

Análise, em que, a partir dos diferentes elementos, se infere sobre quem será o culpado.

Contradição entre os factos e as declarações.

 

Menções honrosas

Allikate, Artur Varatojo Miss Jeny, Sargento Wilson

 

Participaram 74 concorrentes

 

Problema nº 3 – A morte de Jim Manson, de Inspector Reikavick e Inspector Carter, em 15 de novembro de 1948.

Elementos da solução.

Contradição entre as declarações e os factos

 

Menções Honrosas

C. A. C. D.,Constantino, Detective de Saias, Dionísio, Ed. Zav.,Ernst Winter, Espectro da Justica, Falcão Detective, Fernando A. Tavares, Garra Vermelha, Inspector Allikate, Miss Jenny, Jó-Sicor, Lura,  Mr. Pilot,  Osvaldo de Sá, Pedro Silvestre,  Repórter Glauco, Sargento Wilson,Victor Maia

Neste problema houve 64 concorrentes

 

Problema nº 4 – Engano fatal, de Dionisio, em 1 de dezembro de 1948.

Elementos da solução.

Contradição horária

 

Menções Honrosas

Comissário Jesse James, Detective Said, Espectro da Justiça, Joe Match, Rial Verro, Sub-Sheriff Marcelo

Participaram 52 concorrente

 

Problema nº 5 – Um caso banal, de Joe Match, em 15 de dezembro de 1948.

Elementos a solução.

Conhecimentos de técnica policial

Análise de múltiplos pormenores, apoiando-se nos elementos do texto

 

Menções Honrosas

Constantino

Enviaram a solução, 46 concorrentes.

 

Problema nº 6 – O caso dos seis caçadores, de R. P., em 6 de janeiro de 1949.

Elementos da solução.

Contradição entre as declarações e os factos.

Não foi publicada a classificação deste problema.

 

Problema nº 7 – A morte no quarto fechado, de Ernst Winter, em 15 de janeiro de 1949.

Elementos da solução.

Partindo da análise das circunstâncias infere-se uma conclusão.

 

Menção Honrosa

Agente X-18.

Participaram 38 concorrentes.

 

Problema nº 8 – O relógio parou às 5…, de Pedro Sivestre, em 29 de janeiro de 1949.

Elementos da solução.

Limitação temporal.

 

Menções honrosas.

Ás de Oiros, Detective Solitário.

Participaram 35 concorrentes.

 

Problema nº 9 – A morte pelo cano da “browning”, de Constantino, em 26 de fevereiro de 1949.

Elementos da solução.

Trajetória do projétil.

Eliminatórias dos vários suspeitos, ficando apenas um.

 

Menções honrosas.

Dionísio, Ed. Zav. Joe Sousa, Mr. Pilot, Pedro Silvestre.

50 concorrentes que enviaram a solução

 

Problema nº 10 – O Mistério do “Sete de Espadas”, de Rial Verro, em 9 de abril de 1949.

Elemento da resposta.

Trajetória do projétil

Análise dos vários elementos para montar um mecanismo de disparo.

 

Menções honrosas

Comissário Jesse James, Pedro Silvestre

 

Número de concorrentes: 22

 

Problema nº 11 – Um problema… a matar, de Artur Varatojo, em 30 de abril de 1949.

Problema que substitui o nº 2.

Elementos de resposta.

Contradições ente as declarações e os factos reais.

 

Menções honrosas

Comissáro Jesse james, Detective de Saias, Detective Said, Gustavo Menéres, Inspector Moisés, Inspector Sepol, Joe Sousa, Raul Soares Nobre.

 Número de concorrentes: 33.

  

Problema nº 12 –  Uma noite fria de Novembro, de Sete de Espadas, em 28 de maio de 1949.

Não houve menções honrosas.

20 concorrentes.

Análise de elementos do texto para inferir a solução.

 

Classificação Geral

1º Ernst Winter – 183 pontos

s Betty Kay, Natércia Leite ­ – 177pontos

s Constantino, Della Street - – 176 pontos

6º Comissário Jesse James – 175 pontos

7º Rial Verro – 174 pontos

8º Pedro Silvestre  – 173 pontos

s Ás de Oiros, Dionísio ­– 172 pontos

11ºs Faria Júnior, Maria Luiza ­ – 170 pontos

13º Inspector Moisés ­ – 167 pontos

14ºs Agente X-1B, Detective Solitário ­– 166 pontos

Total de concorrentes: 116.

 

Classificação da Produção

1º Constantino - A morte pelo cano da Browning  ­– 14,59

2º R. P. - O caso dos seis caçadores – 13,985

3º Rial Verro - O Mistério do Sete de Espadas – 13,70

4º Ernst Winter – A Morte no quarto fechado – 13,51

5º Pedro Silvestre – O relógio parou às 5 – 13,51

6º - Artur Varatojo -  Um problema… a matar- 13,31

7º Joe Match – Um caso banal… 13,03

8º Inspector Moisés – Crime no parque  – 12,40

9º Inspertor Carter e Inspector Reikavick – A morte de Jim Manson – 12,37

10º Dionisio – Engano fatal – 12,14

O problema 12, que foi extra torneio, e o problema 2 (acusado de plágio) não foram considerados na classificação da produção.


sexta-feira, 7 de novembro de 2025

A Página dos Enigmas nº 169

 



Publica-se a solução da prova nº 8 do Torneio Quem é?. 

Há um aspecto que  deve ser referido. Quando as perguntas foram elaboradas, as soluções foram feitas com base nas edições portuguesas dos autores. Acontece que algumas das respostas indicam as edições brasileiras, que como é óbvio são em português. As perguntas deveriam especificar as edições portuguesas, em português europeu, mas não o fizeram, pelo que foram aceites as edições brasileiras. O caso mais notório, para mim, foi a  a questão 5b). Não encontrei registada na Biblioteca Nacional nenhum registo de edição, por uma editora portuguesa, de O Grito da Coruja de Patricia Highsmith, mas apenas de O Grito do Mocho, livro e filme que eu já conhecia.

Situação idêntica se repete com O cão de barro (nas editoras de Portugal) e O cão de terracota (nas editoras brasileiras).

Tudo isto se deve ao facto de na internet a informação que existe provir, essencialmente, do Brasil.


Eis as soluções.

Prova nº 8

Animais

1 – a) Alessandro Varaldo

      b) A Gata Persa

2 – a) Comissário Salvo Montalbano

      b) O Cão de Barro

3 – a) Willard Huntington Wright

      b) Philo Vance

4 – a) Patrícia Highsmith

      b) O Grito do Mocho

5 – a) Jean-Christophe Grangé

      b) O Voo das Cegonhas

Segue-se a pontuação atribuída aos que concorreram a este teste.


10 pontos

Arjacasa, Bernie Leceiro, Columbo, Detective Jeremias, Detective Verdinha, Inspector Moscardo, Inspetor Boavida, Mac Jr., Mali, Mandrake Mágico, O Pegadas,  Pintinha,  Rodriguda e Vic Key. (14 concorrentes.)


9 pontos

Ana Marques, Carluxa, Clovis, Detective Silva, Didão, Inspector 27797, Inspector Ricky, Inspectora Sardinha, Jesse James, Joel Trigueiro, Jorrod, Pedro Monteiro, Rainha Katya e Sofia Ribeiro. (14 concorrentes.)


7 pontos

Carlos Caria, CN13, Edomar Inspector Cláudio, Margareth, Virmancaroli e Zé Alguém. (7 concorrentes.)


6 pontos

CA7, Detective Suricata, Fátima Pereira, Marino, Sandra Ribeiro e ZAB(6 concorrentes.)



Para finalizar os elementos referentes ao teste nº 8, segue-se a Classificação Geral.


Com 77 pontos

1º Rodriguda

2ª Detective Jeremias

3º Mandrake Mágico

4º  Inspector Moscardo


Com 76 pontos

 Bernie Leceiro

Arjacasa


Com 75 pontos

7ª Detective Verdinha

 O Pegadas


Com 74 pontos

9º Vic Key

10ª Mali


Com 73 pontos

11º Mac Jr.


Com 71 pontos

12º Clóvis


Com 68 pontos

13º  Inspetor Boavida


Com 63 pontos

14º Columbo


Com 56 pontos

15º Inspector Ryckyi


Com 54 pontos

16ª Pintinha


Com 46 pontos

17ª Rainha Katya


Com 45 pontos

18º Abrótea

19ª Ana Marques


Com 42 pontos

20º Virmancaroli

21ª Edomar


Com 38 pontos

22ª Carluxa


Com 36 pontos

23º Inspector 27797


Com 34 pontos

24º Pedro Monteiro


Com 33pontos

25ª Detective Silva


Com 30 pontos

26ª Detectivesca


Com 28 pontos

27º Joel Trigueiro


Com 25 pontos 

28ª Sandra Ribeiro

29ª Inspectora Sardinha


Com 23 pontos

30ª Margareth


Com 22 pontos

31º Zé Alguém


Com 21 pontos

32º Inspector Cláudio


Com 20 pontos

33ª Detective Suricata


Com 19 pontos

34º Faria

35º Molécula


Com 18 pontos

36º Jorrod

37ª Sofia Ribeiro

38ª Jesse James


Com 13 pontos

39º Carlos Caria

40ª CN13


Com 12 pontos

41ª Fátima Pereira

42ª ZaB

43ª CA7


Com 11 pontos

44º Marino


Com 9 pontos

45º Inspector do Reino

46º Didão


No dia 10 de dezembro será publicado o último teste deste torneio, que irá ser fundamental para determinar os vários lugares ocupados pelos concorrentes.
Que todos estejam preparados para enviar a resposta.

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

A Página dos Enigmas nº 168

 


É publicado o regulamento do Torneio de Fórmula 1 Policiária e Torneio Paralelo de Homenagem à Geração de 70, que terá início no próximo dia 10 de janeiro de 2026, prolongando-se até ao mês de novembro.

Este torneio terá a participação do confrade L.P. na construção de pequenos textos que acompanharão os problemas publicados, relembrando episódios ocorridos na década de 70.

Saliente-se que a presença da Fórmula 1 não é situação original no policiario, tendo já sido levado a cabo um torneio na secção Enigma Policiário, da revista Passatempo, em 1980, dirigida pelo Inspetor Aranha e por Zé,  e outro na secção Policiário, do jornal Público, em 1999, orientada por Luís Pessoa.

Como a classificação atual da formula 1 é bastante diferente daquela que existia no momento da realização daqueles torneios, vale a pena repetir.

Torneio de Fórmula 1 Policiária e Torneio Paralelo de Homenagem à Geração de 70

Regulamentos

Torneio de Fórmula 1 Policiária 

1. O Torneio Fórmula 1 Policiária será composto por 10 (dez) provas, cada uma delas constituída por um problema policiário, que serão publicados nos meses de janeiro, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, setembro, outubro e novembro.

2. Cada prova corresponderá a um grande prémio, no qual se homenagearão algumas localidades onde existem policiaristas.

3. Os problemas serão todos da minha autoria (Paulo).

4.1. Em cada problema serão selecionadas as 10 melhores soluções totalistas a que serão atribuídas as seguintes pontuações: 25, 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2, 1. 

4.2. Caso não haja soluções totalistas, são consideradas, sucessivamente, as soluções com 9, 8 e 7 pontos.

5.1  A solução totalista mais curta será bonificada com 1 ponto, tal como a volta mais rápida também é bonificada em cada corrida.

5.2.  Caso não haja soluções totalistas são consideradas, sucessivamente, as soluções com 9, 8 e 7 pontos.

6.1 Serão ainda bonificados com a pontuação correspondente à corrida sprint: 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1 pontos, as soluções totalistas mais rápidas  a chegar, sendo contabilizada a hora de chegada, caso  a solução venha digitalizada, ou a data de chegada, às 9.00 horas, caso venha por outra via.

6.2. Caso não haja soluções totalistas são consideradas, sucessivamente, as soluções com 9, 8 e 7 pontos.

7.  As propostas de solução de cada prova devem ser enviadas até ao último minuto do mês da publicação, ou seja, até às 24 horas do último dia do mês em que o problema é publicado, através do seguinte endereço:  apaginadosenigmas@gmail.com.

8. Será vencedor o concorrente que reunir um maior número de pontos  no final das 10 provas que constituem o campeonato de Fórmula 1. 

9. Em caso de empate serão aplicados sucessivamente os seguintes critérios de classificação.

a) O concorrente com maior número de classificações máximas nas melhores soluções.

b) O concorrente com maior número de pontuações máximas, incluindo as bonificações.

c) O concorrente com mais pontuação na classificação das corridas sprints.

d) O concorrentes mais pontuado na Melhor Volta.

e) Os concorrentes com mais vezes 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1 pontos, sucessivamente, na classificação das Melhores Soluções.

fff) O concorrente com mais vezes 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1,  sucessivamente, nas Corridas Sprint.

f) O concorrente que primeiro enviou respostassucessivamente, nas provas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, e 10. 

10. A contabilização das palavras é feita sem a parte inicial do texto, onde o autor da solução indica o problema, o seu pseudónimo ou apresenta cumprimentos, e sem a parte final, onde normalmente se despede. Ou seja, só mesmo a solução é contabilizada.

11. Os casos omissos serão resolvidos pelo orientador de A Página dos Enigmas.

12. Prémios.

a) Serão atribuídas taça ao 1º lugar e medalhas aos 2º e ao 3º lugares.

b) Os concorrentes até ao 5º lugar receberão um diploma de participação.


Torneio Paralelo de Homenagem à Geração de 70

1. O Torneio Paralelo de Homenagem à Geração de 70 decorre em simultâneo com o  Torneio de Fórmula 1 Policiária e será composto pelas mesmas 10 (dez) provas.

2. Os problemas serão todos da minha autoria (Paulo).

3. Quem acertar terá 10 pontos, que se somarão de modo a obter a Classificação Geral. 

4. As propostas de solução de cada prova devem ser enviadas até ao último minuto do mês da publicação, ou seja, até às 24 horas do último dia do mês em que o problema é publicado, através do seguinte endereço:  apaginadosenigmas@gmail.com.

5. Em cada problema serão atribuídas às 5  melhores  soluções totalistas  5, 4, 3, 2 e 1 pontos, e esta classificação coincidirá com as melhores soluções do Torneio de Fórmula 1 Policiária, caso estas correspondam a soluções totalistas.

6. Em cada problema serão atribuídas às 5 soluções mais originais  5, 4, 3, 2 e 1 pontos

7. O concorrente que reunir um maior número de pontos na Classificação Geral no final das 10 provas será o  vencedor do torneio.

8. Em caso de empate serão aplicados sucessivamente os seguintes critérios de classificação.

a) O concorrente com maior número de classificações de 10 pontos.

b) O concorrente com mais pontuação na classificação Melhores Soluções.

c) Os concorrentes com mais vezes 5 pontos na classificação Melhores Soluções.

d) Os concorrentes com mais vezes 4, 3, 2 e 1 pontos sucessivamente, na classificação Melhores Soluções.

e) O concorrente com mais pontuação na classificação Mais Originais.

f) O concorrente com mais vezes 5 pontos na classificação mais originais.

g) O concorrente com mais vezes 4, 3, 2 e 1 pontos sucessivamente, na classificação mais originais.

h) O concorrente com menos palavras no problema 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, e 10, sucessivamente.

9. A contabilização das palavras é feita sem a parte inicial do texto, onde o autor da solução indica o problema, o seu pseudónimo ou apresenta cumprimentos, e sem a parte final, onde normalmente se despede. Ou seja, só mesmo a solução é contabilizada.

10. Os casos omissos serão resolvidos pelo orientador de A Página dos Enigmas.

11. Prémios.

a) Serão atribuídas taça ao 1º lugar e medalhas aos 2º e ao 3º lugares.

b) Os concorrentes até ao 5º lugar receberão um diploma de participação.

c) Na classificação As Melhores  será atribuída uma taça ao 1º classificado e medalhas aos 2º e 3º.

d) Na Classificação As Mais Originais  será atribuída uma taça ao 1º classificado e medalhas aos 2º e 3º.