Notícias
Encontram-se em publicação os contos subordinados ao tema Um caso Policial no Natal.
Já foram publicados os seis primeiros contos, O contrato, de Fernando A. F. Aleixo, O Fantasma do Hotel Infante de Sagres, de Bernie Leceiro, A minha noite de Natal, de Paulo, Prazeres de Natal, de O Gráfico, A prenda de Natal da Martinha, de Paulo e Amem-se uns aos outros, de Inspetor Moscardo.
Este último conto, embora já tenha sido publicado na sua totalidade no blogue, ainda não o foi no jornal Audiência Grande Porto, devido às limitações do espaço no papel.
Foi publicado o problema nº 5 do Torneio Cultores do Policiário, prova que pretende homenagear seis policiaristas que marcaram esta atividade lúdica: Big Ben, Daniel Falcão, Inspector Aranha, Inspetor Boavida, Jartur, LP (Inspector Fidalgo).
O quinto problema tem por título “Sir Aldra” reaparece ou “Sir Artur ataca” de novo, e é da autoria de Abrótea, e as soluções devem ser enviadas até ao próximo dia 31 de maio para reporter.de.ocasiao@gmail.com.
Neste torneio, ainda sem se saberem as classificações do 4º problema, saliente-se que, após as três primeiras provas, segue em primeiro lugar a concorrente Sofia Ribeiro. Aproveitando o balanço ganho no 1º problema, mantém-se na dianteira. Esperemos que assim continue e possa chegar ao final vencedora. O policiário precisa de vencedores novos.
Também está a ser divulgado, no blogue Repórter de Ocasião, um conjunto de textos que o Inspector Aranha publicou originalmente no jornal Correio do Ribatejo, e que o mesmo Inspetor Aranha se prepara para lançar em livro. Este conjunto de artigos republica os problemas policiais da autoria de Reinaldo Ferreira (Repórter X) saídos em 1927 no jornal O Primeiro de Janeiro.
O último problema publicado foi Uma partida de xadrez.
Continua a fazer a divulgação do policiário presente e passado. Além das ligações aos blogues ativos, e da recordação de secções e problemas publicados noutros tempos, vai divulgando o acervo do Arquivo Histórico da Problemística Policiária Portuguesa, que acumula o resultado das pesquisas efetuadas pelo confrade Jartur.
Neste momento entre secções do passado e do presente, incluindo as dedicadas ao charadismo, o Clube de Detectives apresenta referências aos seguintes espaços: A Página dos Enigmas, Repórter de Ocasião, Local do Crime, Charadas & Charadistas, Palavras Cruzadas Clássicas e Charadas, Enigma Policiário, Mistério Policiário, Clube Xis, O Detective - Zona A- Team e Policiário.
Luís Pessoa continua a relembrar os convívios que ocorreram, principalmente, mas não só, desde os anos 70 do século passado, mostrando fotografias que recordam momentos e policiaristas.
Também publica cópias de textos e outras imagens que remetem para convívios e secções policiárias do passado.
Presentemente o blogue encontra-se a fazer uma resenha sobre os principais concorrentes da seção Policiário do jornal Público.
Quando estas palavras são publicadas, o último post deste blog, O Inspector Fidalgo, é dedicado ao policiarista, já falecido, Rip Kirby.
Este é um blogue para quem gosta de literatura policiária. Nele se faz um desenvolvimento apreciável de dados bibliográficos de autores e de personagens. É um blogue em língua espanhola, mas isso não será problema. Para quem não tem dificuldades em ler nesta língua, basta seguir o texto, para quem prefere a tradução, poderá fazê-lo facilmente (clicar em cima do texto com o botão direito do rato, e depois selecionar: traduzir para português).
Há algum espaçamento temporal entre os posts, mas a qualidade da informação deverá obrigar a uma pesquisa exaustiva por parte da autora (?) do blogue, que se mostra desencantada com o rumo atual da literatura policiária, como se pode ver nas caixas de comentários.
Neste blogue é possível pesquisar por autor, pelo seu país, por personagem e por profissão da personagem.
Alguns dos autores não são conhecidos em Portugal, mas outros são ou foram editados no nosso país.
Mis detectives favorit@s é um blogue no qual vale a pena passar algum tempo.
***** Em boa hora o confrade Paulo concretizou a feliz ideia de se lançar como Orientador de Secção Policiária e criou este interessante Blogue "A Página dos Enigmas"! Não existem, ou nunca se processaram Secções de Problemística, outrora em Jornais e Revistas, IGUAIS!! Neste caso, agora na Era da Internet, os Blogues e/ou os Sites continuam DIFERENTES, e bem, cada qual com a sua missão, ao gosto e peculariedade de cada Seccionista/Coordenador!! Tiro o meu chapéu e faço uma vénia ao entusiasmo do Paulo e estou agradecido pela sua disponibilidade em engrandecer o POLICIÁRIO, através deste interessante Blogue!
ResponderEliminarUM ABRAÇO, de parabéns!
- O Gráfico / Gutenberg / Repórter SOU EU