Encontram-se em publicação os contos subordinados ao tema Um caso Policial no Natal.
Já foram publicados os oito primeiros contos, O contrato, de Fernando A. F. Aleixo, O Fantasma do Hotel Infante de Sagres, de Bernie Leceiro, A minha noite de Natal, de Paulo, Prazeres de Natal, de O Gráfico, A prenda de Natal da Martinha, de Paulo, Amem-se uns aos outros, de Inspetor Moscardo, YHWH, de L. Manuel F. Rodrigues e Chegaram os Pais Natais de Abrótea.
Até 5 de julho os leitores ainda podem, e devem, enviar a sua votação, que poderá ser atribuída entre os 5 e os 10 pontos, do conto YHWH, para salvadorsantos949@gmail.com, e de Chegaram os Pais Natais até ao dia 19 de julho.
Foi publicado o problema nº 7 do Torneio Cultores do Policiário, prova que pretende homenagear seis policiaristas que marcaram esta atividade lúdica: Big Ben, Daniel Falcão, Inspector Aranha, Inspetor Boavida, Jartur, LP (Inspector Fidalgo).
O sétimo problema tem por título Exposição fotográfica Fauna Africana é da autoria do policiarista Molécula, e as soluções deste enigma devem ser enviadas até ao próximo dia 31 de julho para reporter.de.ocasiao@gmail.com.
Neste torneio, ainda sem se saberem as classificações do 6º problema, saliente-se que, após as cinco primeiras provas, segue em primeiro lugar a concorrente Cocas que até ao momento é a mais pontuada, 49,5 pontos.
Também está a ser divulgado, no blogue Repórter de Ocasião, um conjunto de textos que o Inspector Aranha publicou originalmente no jornal Correio do Ribatejo. Este conjunto de artigos republica os problemas policiais da autoria de Reinaldo Ferreira (Repórter X) saídos em 1927 no jornal O Primeiro de Janeiro.
O último problema publicado foi O Barbeiro do Príncipe.
Continua a fazer a divulgação do policiário presente e passado. Além das ligações aos blogues ativos, e da recordação de secções e problemas publicados noutros tempos, vai divulgando o acervo do Arquivo Histórico da Problemística Policiária Portuguesa, que acumula o resultado das pesquisas efetuadas pelo confrade Jartur.
Neste momento entre secções do passado e do presente, incluindo as dedicadas ao charadismo, o Clube de Detectives apresenta referências aos seguintes espaços: A Página dos Enigmas, Repórter de Ocasião, Local do Crime, Charadas & Charadistas, Palavras Cruzadas Clássicas e Charadas, Enigma Policiário, Mistério Policiário, Clube Xis, O Detective - Zona A- Team e Policiário.
Luís Pessoa continua a relembrar os convívios que ocorreram, principalmente, mas não só, desde os anos 70 do século passado, mostrando fotografias que recordam momentos e policiaristas.
Também publica cópias de textos e outras imagens que remetem para convívios e secções policiárias do passado.
Quando estas palavras são publicadas, o último post deste blogue, O Inspector Fidalgo, é dedicado aniversário da secção Policiário no jornal Público, que teve início em 1 de julho de 1992 e durou até 2018. É reproduzida a imagem dessa primeira edição.
É um blogue que vai sendo construído com alguma da história do policiário português. Os problemas publicados, os vencedores dos torneios, as secções, as melhores soluções e as mais originais são lá referenciadas. Sem dúvida que terá muitos erros e ainda mais falhas. Quem tiver elementos a fornecer ou correções para fazer, poderá comunicar para baudopoliciario@gmail.com.
Há algumas fotos de policiaristas que vão sendo repescadas de vários espaços de internet e de revistas. Na identificação do nome dos policiaristas, só foi utilizada aquela que foi retirada de outros espaços, ou seja, a que já era pública.
Ora, viva!
ResponderEliminar...Mais uma "pedrada no charco" do Blogue "A Página dos Enigmas"... a referenciar/noticiar a "novidade" do "BAÚ DO POLICIÁRIO"!! Não conhecia... visitei e GOSTEI BASTANTE!! Muitos parabéns, a quem de direito, pela iniciativa... que eu sei (deduzo) a quem pertence!! Grande trabalho! OBRIGADO. Forte abraço.
- O Gráfico