Será uma forma de rever a forma de escrita e as temáticas que os policiaristas dessa época usavam.
Do nome do autor e da secção onde foi publicado cada problema policiário que faz parte do torneio, apenas será dado conhecimento quando a solução for divulgada.
Embora este torneio já estivesse programado há algum tempo, não deixa de ser uma coincidência feliz o Blogue RO, com a colaboração de Domingos Cabral (Inspetor Aranha, Duarte Cordeiro, recentemente, e Zé dos Anzóis), estar também a dedicar algum do seu espaço à história do Policiarismo em Portugal, recuando para tempos ainda anteriores aos que este torneio pretende recordar.
Relembramos, entretanto, que até ao final do dia 31 de dezembro ainda podem enviar para apaginadosenigmas@gmail.com as soluções de O Mistério da Casa de Penhores, publicado em A Página dos Enigmas nº 3
Publica-se, de seguida, o regulamento do Torneio Memória, que apenas terá a vertente decifração, uma vez que os enigmas publicados não são inéditos.
Torneio Memória
Regulamento
1. O Torneio Memória é uma prova aberta a todos os leitores
deste espaço, não sendo necessária inscrição prévia.
2. O torneio terá 6
provas, decorrendo entre janeiro e junho, sendo cada problema publicado no dia 10 de cada um dos meses em que a prova decorre.
3. Todos os problemas já foram publicados anteriormente em diversas secções.
4 . O autor do problema policiário e a secção onde este foi
publicado originalmente apenas serão conhecidos quando a solução for divulgada.
5. As soluções deverão ser enviadas para o endereço apaginadosenigmas@gmail.com até ao
final do último dia do mês em que o problema for publicado.
6. Cada solução será classificada entre o mínimo de 4 pontos e o máximo de 10 pontos,
correspondendo 4 à simples presença e 10 à solução integral do enigma. As
classificações intermédias serão definidas de acordo com o grau de resolução.
7. Quando a solução for publicada, também será conhecido o
critério classificativo.
8. Em cada problema serão selecionados cinco participantes. Serão os autores das melhores soluções apresentadas, entre as totalistas, que somarão 5, 4, 3, 2 e 1 pontos especiais, estabelecendo a classificação As Melhores pela soma de todos os pontos obtidos nesta categoria. Estes pontos não contarão para a Classificação Geral do Torneio Memória, mas servirão para desempate no caso do somatório dos pontos referidos em 6. ser igual para mais do que um concorrente.
9. Com o mesmo
critério e finalidade do ponto anterior, serão selecionadas as cinco soluções mais
originais, que somarão 5, 4, 3, 2 e 1 pontos, consoante a sua originalidade, estabelecendo
a classificação As Mais Originais, obtida pelo somatório dos pontos obtidos nesta categoria.
10 - O critério de desempate nas classificações especiais As Melhores e As Mais Originais, é o definido a seguir, sendo melhor classificado, por ordem de aplicação:
a) o concorrente que obteve mais vezes a pontuação máxima;
b) o concorrente que obteve mais vezes, 4, 3, 2 e 1 pontos sucessivamente;
c) o que enviou mais vezes mais cedo a resposta, em relação ao prazo de entrega;
d) o que enviou a resposta mais cedo, sucessivamente, em relação aos problemas números 1, 2, 3, 4, 5 e 6.
11. Vencerá o Torneio
Memória o concorrente que no final das 6 provas acumule o maior número dos
pontos referidos no número 6., na designada Classificação Geral.
12. Em caso de igualdade pontual, após a aplicação do ponto 11, serão utilizados, pela ordem que se encontram escritos, sucessivamente, até ser feito o desempate, os seguintes critérios, sendo vencedor o concorrente que:
a) somar mais pontos
especiais, na classificação As Melhores;
b) obtenha mais vezes a pontuação máxima na
classificação As Melhores;
c) tenha sido mais vezes pontuado na classificação As Melhores;
d) tenha tido mais vezes a pontuação máxima de 10 pontos nos problemas publicados;
e) tenha obtido mais vezes a pontuação máxima dos pontos especiais;
f) tenha pontuado mais vezes nos pontos especiais;
g) tenha mais pontos na classificação As Mais Originais;
h) tenha obtido mais vezes a pontuação máxima na classificação As Mais Originais;
i) tenha pontuado mais vezes na classificação As Mais Originais;
j) obtenha mais vezes, 4, 3, 2 e 1 pontos sucessivamente na classificação As Melhores;
l) obtenha mais vezes, 4, 3, 2 e 1 pontos sucessivamente na classificação As Mais Originais;
m) seja o melhor classificado na classificação As Melhores;
n) seja o melhor classificado na classificação As Mais Originais.
o) enviou a resposta mais cedo, sucessivamente, em relação aos problemas números 1, 2, 3, 4, 5 e 6.
13. Se após a aplicação dos critérios descritos em 12. não for
possível estabelecer um vencedor, o orientador apresentará outro critério de desempate.
14. As situações de desempate descritas nos pontos 10 e 12 aplicam-se a
todos os lugares das diferentes classificações antes referidas.
15. Será ainda estabelecida a classificação Combinado, na qual são classificados os concorrentes pontuados nas três classificações: Classificação Geral, As Melhores e As Mais Originais.
16. A classificação Combinado será construída somando as posições obtidas pelo concorrente nas Classificação Geral, As Melhores e As Mais Originais.
17. O vencedor da classificação Combinado será o que tiver a pontuação mais baixa. Em caso de empate, será vencedor o concorrente melhor classificado na Classificação Geral.
18. Em todos os lugares subsequentes ao primeiro classificado da classificação Combinado, aplica-se as regra definida no ponto anterior.
19. Não impedindo a atribuição de outros prémios que possam vir a existir, serão atribuídos os seguintes:
a) Classificação Geral:
1º classificado: 2 livros policiários da autoria de Patricia Cornwell, publicados na coleção O Fio Da Navalha, O Vespeiro e A cruz Do Sul; um diploma de participação.
2º classificado: o livro da autoria de Dorothy Simpson, número 640 da Coleção Vampiro, O Mistério Da Solteirona Curiosa; um diploma de participação.
3º classificado: o livro da autoria de Magdalen Nabb, número 649 da Coleção Vampiro, O Fantasma do Crepúsculo; um diploma de participação.
4º classificado: o livro Assassínio No Parque, de Ellery Queen, publicado no número 155 da coleção Clube do Crime; um diploma de participação.
5º classificado: O livro número 230 da Coleção Vampiro, A Mina Dos Assassinos, de Mickey Spillane; um diploma de participação.
b) As Melhores
1º classificado: o livro policial de Robert Wilson, Último Acto Em Lisboa, que venceu o prémio para o o Melhor Romance Policial de 1999; um diploma de participação.
2º classificado o livro Ajuste final, de Ellery Queen, publicado no número 99 da coleção Clube do Crime; um diploma de participação.
3º classificado: O livro O Beco Negro, de Mickey Spillane, número 598 da Colecção Vampiro; um diploma de participação.
c) As Mais Originais
1º classificado: o livro O Padre Negro, da autoria de Edgar Wallace, publicado no número 11 da Coleção Lipton; um diploma de participação.
2º classificado: o livro O Caso Do Gatinho Descuidado, de Erle Stanley Gardner, número 7 da coleção Obras de Erle Stanley Gardner, das Edições Asa; um diploma de participação.
3º classificado; da série Alex Cross, o livro A Caça, de James Patterson; um diploma de participação.
d) Combinado
1º classificado: o livro da autora portuguesa Ana Teresa Pereira, A Última História, número 130 da coleção Caminho Policial; um diploma de participação
20. Todos os casos omissos serão resolvidos pelo orientador.
***** Parabéns, Caríssimo Paulo! Mais uma bela iniciativa em prol do POLICIÁRIO e a sua Problemística Policiária! Aplaudo a inclusão das classificações de "As Melhores" e "As Mais Originais" para premiar e enaltecer quem mais se esforça ou demonstra aptidão em valorizar as suas "propostas de solução"! Em relação às soluções de "Originalidade" sugeria que o Confrade PAULO facultasse uma morada para os concorrentes/solucionistas/Policiaristas enviarem as mesmas, pois embora a originalidade se possa expressar em texto, desenhos e/ou em extractos de fotografias... na Problemística Policiária... a imaginação do decifrador engloba envio de "propostas de solução" insertas em objectos, jornais, revistas e documentos reais e ao vivo e, neste caso, regressaríamos aos anos 70, 80 e 90 do século passado! Aliás, no "2.º Torneio de Entretenimento de Problemística Policiária" realizado recentemente pelo Blogue do "Repórter de Ocasião", reporterdeocasiao.blogspot.com, DUARTE CORDEIRO, MALI, DETETIVE EXCALIBUR, INSPECTOR PEVIDES, entre outros, utilizaram este processo de originalidade em provas materiais! Abraço. -O Gráfico
ResponderEliminarCaro O Gráfico
EliminarA hipótese de dar uma morada de correio para onde a solução pudesse ser enviada, foi ponderada, mas existiram, essencialmente, quatro razões para que eu não o fizesse: 1- a facilidade de arquivar as respostas digitais; 2- a vontade de publicar rapidamente as classificações, que a possibilidade de receção de correio poderia atrasar significativamente (já cheguei a receber correspondência com mais de uma semana de atraso); 3- a necessidade ter uma forma objetiva de verificar a ordem de chegada das respostas, por esta ser um dos critérios de desempate; 4 - a minha falta de experiência nesta função orientadora, que me levou a ir pelos processos mais simples.
Não ponho de parte a possibilidade de que num próximo torneio, que já está pensado, possa dar um endereço de correio, mas a verdade é que hoje em dia, mesmo aquelas situações em que há construção de objetos físicos, podem ser resolvidas facilmente com um telemóvel que fotografa e filma, havendo ainda a possibilidade de enviar ficheiros com som. Um concorrente pode fazer uma maquete (como já houve quem fizesse) e depois filmar ou fotografar.
Há ainda a possibilidade de recorrer à digitalização, se forem apenas documentos em papel.
Neste torneio, vamos ficar pelos meios digitais. No futuro, em função do que possa agora acontecer, poderá haver alguma alteração.
Um abraço
Paulo
***** Caríssimo PAULO!
ResponderEliminarAgradecido pelos esclarecimentos e concordo plenamente! "Fogo à peça!". Grande abraço e muito sucesso.
O Gráfico