NOTICIAS
Encontram-se em publicação os contos
subordinados ao tema Um caso Policial no Natal.
Já foram publicados os três primeiros
contos, O contrato, de Fernando A. F. Aleixo, e O
Fantasma do Hotel Infante de Sagres, de Bernie Leceiro, e A minha noite de Natal, de Paulo. De acordo com o regulamento, pode
ser atribuída, a classificação ao terceiro conto, no prazo de 30 dias, a partir de 20 de fevereiro, para salvadorsantos949@gmail.com.
Ainda neste blogue, continua aberto o prazo para o envio de problemas policiários para o concurso Mãos À Escrita - 2024. Os textos podem ser enviados até ao dia 31 deste mês.
O envio deverá ser feito para salvadorsantos949@gmail.com.
Foi publicado o problema nº 3
do Torneio Cultores do Policiário, que pretende homenagear
seis policiaristas que marcaram esta atividade lúdica. O terceiro problema intitula-se Um corpo no quarto interior, é da autoria de Paulo, e as soluções devem ser enviadas até ao dia 31 de março para reporter.de.ocasiao@gmail.com.
Neste torneio, ainda sem se saberem as
classificações do 2º problema, saliente-se a razia na pontuação que ocorreu com
o enigma nº 1, que, aparentemente, era muito fácil: há apenas 4 totalistas,
sendo a classificação liderada por Ribeiro de Carvalho.
Também está a ser divulgado, no blogue Repórter de Ocasião, um conjunto de textos que o Inspector Aranha publicou originalmente no jornal Correio do Ribatejo, e que o mesmo Inspetor Aranha se prepara para lançar em livro. Este conjunto de artigos publica os problemas policiais da autoria de Reinaldo Ferreira (Repórter X) em 1927 no jornal O Primeiro de Janeiro.
Continua a fazer a divulgação do
policiário presente e passado. Além das ligações aos blogues ativos, e da
recordação de secções e problemas publicados noutros tempos, vai divulgando o
acervo do Arquivo Histórico da Problemística Policiária Portuguesa, que
acumula o resultado das pesquisas efetuadas pelo confrade Jartur.
Luís Pessoa continua a relembrar os
convívios que ocorreram, principalmente, mas não só, desde os anos 70 do século
passado.
# EXCELENTES NOTÍCIAS!
ResponderEliminar"O POLICIÁRIO (CONTINUA) ESTÁ VIVO!
- O Gráfico
***** Ora, viva, Caríssimos Policiaristas!
ResponderEliminarSempre adorei os "bonequinhos" (as ilustrações a acompanhar os textos e os Problemas Policiários nas Secções de Problemística Policiária) e tornei-me fã e discípulo do "Inspector Aranha" (DOMINGOS CABRAL) que os utilizava na sua Secção "Enigma Policiário" (Revista PASSATEMPO, desde o seu número 1, em Abril de 1976! Momentos históricos do POLICIÁRIO que presentemente estão a ser recordados, através de digitalização, pelo Mestre JARTUR!!). Quando orientei, sozinho e depois acompanhado pelo CARLOS ESTEGANO (Hannibal), a Secção "DETECTIVE", (O DETECTIVE) e depois "O DETECTIVE ZONA A-TEAM" no Jornal de Almada (Anos 80 e 90)... fazia questão de evidenciar graficamente, com os "bonequinhos" apropriados, todas as variadas mensagens e publicações facto que bastante me orgulhava! Quando algo não "batia certo"... com a "Tipografia"... até ficava "doente"!
...Por isso me congratulo pelo facto de airosamente o Confrade PAULO também ilustrar as suas publicações com as ditas "ilustrações"... (bonequinhos) embora diferentes, como convém, mas de uma qualidade e graça extraordinária! Muitos parabéns!
...Aproveito a ocasião favorável para outrossim elogiar o trabalho "ilustrativo" de DANIEL FALCÃO no Site "Clube de Detectives", tanto na página semanal de frontispício, como em conteúdo, no seu interior, visível através dos cliques nas palavras a vermelho/acastanhado, sublinhadas!
...O POLICIÁRIO (CONTINUA) ESTÁ VIVO! ...E recomenda-se!
...Não tenho dúvidas... há "qualquer coisa" de MAGIA e VITALIDADE nestas "andanças" do POLICIÁRIO (Problemística Policiária)... pois, agora, prestes a completar 66 anos de idade... sinto-me como em 1976, com 18 anos, quando me iniciei a decifrar Desafios Policiários na Secção "Mistério... Policiário", "Mundo de Aventuras", do ETERNO e SEMPRE LEMBRADO... "SETE DE ESPADAS"!! Alguém me explica... isto!?
Saudações Policiárias!
- O Gráfico