Torneio Cinquentenário de “Mistério Policiário”
Chegou ao fim o Torneio Cinquentenário de Mistério Policiário. Com este certame, foi feita a comemoração dos 50 anos do início da secção Mistério Policiário da revista Mundo de Aventuras, que teve início em 13 de março de 1975.
Já é conhecida a classificação final. A Detective Jeremias venceu a Classificação Geral e As Melhores, enquanto Mali, foi a vencedora de As Mais Originais, situação já previamente definida.
No que se refere à classificação dos autores do problemas publicados, classificação atribuída por Luís Pessoa e Big Ben, com Daniel falcão a atribuir o voto de desempate, o vencedor foi Bernie Leceiro.
Momento do Policiário
No blogue podem ler-se várias Rubricas: Momento de Humor, Video Sherlock Holmes, Desafios de Lógica, Hora do Conto; De Regresso ao Passado e Problema Curto. São ainda publicados outros posts sobre questões de atualidade, curiosidades, problemas a concurso e elementos de técnica policial e criminalística.
Já foi publicado o problema e a solução de Sinais de Fumo.
Após este
problema, seguem em primeiro lugar Arjacasa, Detective Verdinha, Inspector Moscardo e Veni Vidi Vici.
Terminou o torneio Português Suave. No primeiro lugar ficaram Arjacasa, Inspetor Boavida e O Gráfico.
Local do Crime
Está a decorrer o Concurso de Produção de problemas policiários, a partir de 1 de novembro de 2025, Concurso de Enigmas Policiários (Produção) “Mãos à Escrita!”.
Os problemas enviados serão publicados no Torneio Solução À Vista 2026, a partir de janeiro, ou seja, está aberto o novo torneio a realizar no blogue Local do Crime.
O primeiro problema foi Vingança, publica no dia 1 de janeiro de 2026.
Este espaço vai ainda dando no notícia de tudo o que se realiza no âmbito do policiário em Portugal.
Repórter de Ocasião
O blogue reforça Os Primórdios da Problemística Policiária, desta vez republicando um conjunto de problemas de L. Figueiredo saídos originalmente no Notícias Ilustrado, em 1929 e republicados pelo Inspector ranha no Correio do Ribatejo.
Tropeções Policiários é uma nome de uma rubrica onde são lembrados alguns episódios do policiarismo português e dos seus intervenientes.
O Concurso dos Gostos, vai publicar ao longo do ano 24 passatempos. Os doze primeiros já foram publicados, assim como as respetivas classificações, seguindo em primeiro lugar Arjacasa, com perseguidores muito perto.
O caso (sério) da rua das Trinas é a novela das Edições Fora da Lei, de 2018, que o blogue esteve a publicar. Neste momento publica Mary Lou, Mary, Lou? Onde estás tu?
Clube de Detectives
Além das ligações aos blogues ativos, e da recordação de secções e problemas publicados noutros tempos, vai divulgando o acervo do Arquivo Histórico da Problemística Policiária Portuguesa, que acumula o resultado das pesquisas efetuadas pelo confrade Jartur.
Neste momento, entre secções do passado e do presente, incluindo as dedicadas ao charadismo, o Clube de Detectives apresenta referências aos seguintes espaços: A Página dos Enigmas, Repórter de Ocasião, Local do Crime, O Inspector Fidalgo, Charadas & Charadistas, Palavras Cruzadas Clássicas e Charadas, Policiário e Momento do Policiário. Também é feita alusão ao boletim XYZ Magazine.
Algumas, são referências do presente, e outras apenas fazem parte da nossa história policiária.
Foi publicada a classificação final do Torneio Cinquentenário de Mistério Policiário, que tem, como vencedora, a Detective Jeremias. A Detective Jeremias também venceu a classificação de As Melhores, e nas soluções Mais Originais a vitória foi de Mali. O vencedor da produção foi Bernie Leceiro.
Luís Pessoa continua a relembrar os convívios que ocorreram, principalmente, mas não só, desde os anos 70 do século passado, mostrando fotografias que recordam momentos e policiaristas.
Também tem publicado outro tipo de documentos, como cabeçalhos e páginas de secções que fizeram a história do policiário em Portugal.
Também publica cópias de textos e imagens que remetem para convívios e secções policiárias do passado.
Quando estas palavras são escritas, o post deste blogue em 31 de janeiro de 2026 é uma fotografia, de 1 de junho de 2008, do convívio da Tertúlia Policiária da Liberdade, realizado na Quinta do Rio.
.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário