sábado, 27 de dezembro de 2025

A Página dos Enigmas nº 196

 

Banda desenhada Policiária- Filipe Seems



Esta é uma série de autores portugueses. Nuno Artur Silva é o responsável pelo argumento e António Jorge Gonçalves pelo desenho.

O primeiro episódio foi publicado em 1992 no semanário Sete, um jornal dedicado aos espetáculos e às artes.

Filipe Seems, que tem um gato chamado Schroendinger, é um detetive particular de Lisboa, que no primeiro episódio conhece, Ana,  Ana Lógika. Na sua busca encontra mais duas mulheres de nome Ana, que são iguais a Ana Lógika: Ana Bela e Ana Hera. A investigação conduz a história para o tema da clonagem.

No segundo episódio, a História do Tesouro Perdido, Filipe Seems vai em busca de um tesouro, no qual não é o único interessado.

O terceiro episódio, A tribo dos Sonhos Cruzados, marca o regresso de Ana Lógika, enquanto o detetive persegue os seus enigmáticos sonhos.

Se já nos primeiro e segundo episódios havia um mundo onírico que era usado pelos autores, o terceiro episódio é de um onirismo total e de um experimentalismo gráfico enorme, parecendo que o desenhador apenas cria os desenhos para si, não o fazendo para que outros se possam interessar em vê-los.

A letra escolhida para os episódios é má, dificultando muito leitura.

Trata-se de uma série, cujo primeiro episódio desbravou caminhos na banda desenhada em Portugal, mas que foi caindo num intelectualismo exagerado, o que naturalmente levou ao seu fim em três episódios.


Sem comentários:

Enviar um comentário